terça-feira, 15 de julho de 2008

1808.


O mundo da história me fascina. Qualquer parte, de qualquer nação, de qualquer guerra, de qualquer personagem.
O que estamos vivendo hoje, será um dia história também. Tudo será guardado e depois colocado nos livros didáticos. E quem sabe publicados mais detalhadamente em livros. E com a moderinidade e tecnologia tudo ficará ainda mais vivo! Isso me lembra a famosa frase de Getúlio Vargas: "Saio da vida para entrar na História."
Terminei há pouco mais de uma semana, a leitura do livro "1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil", de Laurentino Gomes. Confesso que devorei o livro. Não conseguia parar de ler. Muito me lembrei das incríveis aulas de História [sempre minha matéria favorita] da professora Jurema, da Mônica, da Edna, do Fernando e do Iberê.
Aprendi muitas coisas também porque o que vimos na escola é apenas um apanhado geral de tudo, e no livro temos o assunto bem aprofundado e várias curiosidades sobre a sociedade brasileira e portuguesa desta época.
O livro começa com uma frase de Napoleão sobre D. João VI: "Foi o único que me enganou". Como? Só lendo o livro para saber.
O capítulo que fala exclusivamente sobre D. João VI foi o que mais me marcou. Terminei de lê-lo muito ansiosa para ler o próximo sobre Carlota Joaquina e com muita pena do pobre João.
O livro muito me serviu para entender um pouco a nossa realidade de hoje. Muitas coisas boas que temos aqui são méritos da fuga da família real portuguesa para a sua colônia Brasil. E muitas e muitas coisas abomináveis que vemos hoje são herdadas deste período [não só dele, óbvio] e vi que o buraco é muito mais embaixo do que eu pensava.
Um livro delicioso e fácil de ler.
Para quem gosta de ler e também se sente fascinado sobre as histórias da História fica a dica.

2 comentários:

Hane disse...

hum. se eu achasse por aqui eu leria. mas infelizmente livros no nosso pais sao caros e a minha grana ta curta :/ parece ser mto interessante mesmo! capaz de fazer alguem q nem curte mto historia acabar se interessando :)
bjoooooooooo

Unknown disse...

vc PRECISA assistir uma aula de historia do Dayli la no objetivo, por favor diga que vá e não se arrependerá...juro...eh o unico professor que eh aplaudido no fim de TODAS as aulas...
Fora que sempre lembro de vc...Alias, a aula dele sobre a vinda da familia real para o Brasil foi inesquecivel, uma das melhores!!!
Bjão